Um estudo recente sobre a eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental na abordagem de transtornos do humor e ansiedade foi publicado. Confira os resultados e descobertas interessantes!
- Estêvão Pignaton
- 15 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

EFETIVIDADE DA TERAPIA COGNITIVO - COMPORTAMENTAL PARA OS TRANSTORNOS DO HUMOR E ANSIEDADE: UMA REVISÃO DE REVISÕES SISTEMÁTICAS
RESUMO
Intervenções em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) têm sido muito estudadas nos últimos anos, tendo em vista evidências da sua efetividade para diversos transtornos da saúde. Este estudo apresenta uma revisão de revisões sistemáticas sobre a efetividade da TCC para transtornos de ansiedade e do humor, publicados entre 2005 e 2010. Treze revisões foram recuperadas e resumidas incluindo efeitos similares da associação entre TCC e recuperação clínica. Os resultados sugerem que a TCC combinada com a abordagem medicamentosa denotou eficácia para os transtornos de humor bipolar, obsessivo compulsivo, depressivo e o de estresse pós-traumático. Benefícios em longo prazo foram verificados na qualidade de vida de indivíduos com transtorno do pânico e fobia social, após sessões de TCC. A TCC foi mais eficaz do que terapia medicamentosa para o tratamento de transtorno de ansiedade generalizada. Em fobia específica, a TCC foi menos eficaz que exposição in vivo. Os estudos recuperados sugerem benefícios potenciais da TCC e estudos ainda são necessários para realçar possíveis melhoras nessa modalidade de tratamento.
Gostaria de saber mais sobre este estudo? Você pode acessar o artigo completo através da seguinte referência:
DEWES, Diego et al. Efetividade da Terapia Cognitivo-Comportamental para os Transtornos do Humor e Ansiedade: Uma revisão de revisões sistemáticas. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v. 2, n. 2, p. 385-397, dez. 2010. ISSN 2175-5027. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico/article/view/173/145. Acesso em: 15 maio 2024.
Comments